quinta-feira, 9 de abril de 2009

Gabi na mídia

Travessuras do tempo
Alécio Cunha - Jornal Hoje em Dia - Belo Horizonte, 01/04/2009


O literal pode muito bem ser uma prova de poesia. Mesmo embalado pelo disfarce da prosa, certas palavras podem ganhar significados siderais na mente em formação de uma criança.

O livro “Gabi, perdi a hora!”, talentosa estréia no universo literário infantil do publicitário montesclarense João Basílio, 36 anos, brinca cm as múltiplas possibilidades de uma confusão entre o terreno do real e o mundo das palavras.

Ilustrada por André Neves e publicada pela editora belo-horizontina Lê, a obra será lançada hoje, às 20h30, na Galeria de Arte Pitágoras (rua Santa Madalena Sofia, 25 – Cidade Jardim).

A história começa quando o pai da pequena Gabriela acorda assustado e assombra a menina por estar atrasado e ter perdido a hora. Curiosa, Gabi não sossega enquanto não encontra a tal hora perdida, que pode muito bem ter resolvido brincar de esconde-esconde por aí.

O autor, que é professor universitário e fundador da banda The Jingles, que mescla com ironia sonoridades pop e minudências do universo publicitário, explica as razões de gostar tanto da alquimia dos vocábulos.

“Muito cedo descobri que o melhor brinquedo do mundo é a língua. Por isso, vivo das palavras, explorando o som, a forma e os sentidos que há em cada uma delas. Escrever é um convite para a viagem às palavras. Quando a gente abre as páginas da imaginação, nunca mais tem vontade de fechar”, assinala o autor, pai da pequena Alice.

“Gabi, perdi a hora” não é a primeira experiência literária de João Basílio. Há três anos, ele organizou, em parceria coma irmã, a jornalista Maria Teresa Leal, a coletânea de histórias “Meu Tempo e o Seu”, também publicada pela editora Lê.

“Escrever para crianças não é fácil. O leitor infantil é muito sincero. Se não se interessar, abandona logo o livro. É preciso escrever de forma simples sem ser simplório, buscando estimular a imaginação e respeitar a inteligência dos pequenos”, assegura o escritor, que tem outros livros na gaveta.

2 comentários:

  1. João, muito sucesso pra você! Quero comprar alguns "Gabi" pras crianças da minha família, onde eu encontro? Forte abraço! Ana Karina

    ResponderExcluir
  2. Fala, JB, só pra dizer que não fui ao lançamento porque quarta tenho pós. Comprei o livro e Sophia adora. Aliás, eu também adorei. Grande abraço e parabéns.

    ResponderExcluir